sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Conhecendo a história de Salvador




Olá, pessoal...

No sábado, após a limpeza da praia, os participantes do Intercambio sobre Água conheceram um pouco mais da História de Salvador. As crianças tiveram uma verdadeira aula de história começando pelo Farol da Barra, Campo Grande, Praça da Sé, Elevador Lacerda até chegarmos ao Pelourinho, centro histórico da cidade, que não poderia ficar de fora do nosso passeio.

Lá ouvimos e presenciamos a riqueza cultural, os detalhes arquitetônicos das igrejas, das casinhas coloridas e os artesanatos construídos pelo povo baiano. As crianças conheceram a Igreja São Francisco, famosa pelo seu revestimento de ouro que levou mais de 50 anos para ser finalizado, e com a discussão sobre a construção deste ambiente, aprenderam que o mérito de toda a riqueza do lugar foi fruto da exploração da população negra.

A garotada também levantou questionamentos sobre as riquezas encontradas no Brasil e a preservação que devemos fazer delas. A água foi um dos melhores exemplos citados. Discutimos o valor da água, como as formas de utilização são importantes para o planeta e a necessidade do governo desenvolver políticas de proteção, levando em consideração a importância da água para a manutenção da vida. Assim, os estudantes puderam aprofundar mais naquilo que se aprende em sala de aula.

Logo após esta visita instrutiva e enriquecedora, a turma foi ao cinema assistir ao filme “Up – Altas Aventuras” em 3D. A animação proporcionou uma tarde de festa, um lazer diferente, sobretudo para os meninos da região do semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário